Meninas. Fantásticas. Por quê?

                    




Um dia desses, lá pelas 8h da manhã, eu estava tranquila (ops, atrasada e correndo) a caminho do trabalho, quando me deparo com o seguinte ônibus:




Sim, me dei o trabalho de tirar uma foto e durante o dia comecei a pensar sobre a proporção que esse concurso toma e como muitas meninas sonham com isso pra suas vidas. Mais tarde, assistindo ao MGTV 2º edição, fiquei impressionada com a fila de meninas aguardando o exato momento de entrarem naquele ônibus e serem julgadas por pessoas que nunca as viram na vida (e nunca as lembrarão também). Estava um sol daqueles e elas dando entrevista com carinhas de cansada, suadas (de nervosismo e calor), maquiagens derretendo, chapinhas estragando... e foi aí que vi como elas eram lindas naturalmente. 

As mães das meninas pareciam estar mais nervosas do que elas, e a maioria deu um jeitinho de parar tudo em casa, em sua cidade, faltaram trabalho, perderam aulas, viajaram, em busca de serem julgadas e apelar pra sorte até que algum "profissional" da área da moda as selecione em busca de ser "a top model mais famosa do Brasil" . Famosa o que? Famosa por que? Olha gente, pelo que me consta, acho que uma menina daqui de Juiz de Fora (minha cidade) uma vez ganhou o concurso (ou chegou nas finais, não sei rs) e, com todo respeito, posso falar? Se passar por mim na rua será mais uma na multidão. Sinceramente, até concurso pra ser Panicat está dando mais sucesso do que isso. 

Aí eu me pergunto: por que a vencedora é considerada "Menina Fantástica"? Só porque ela cabe num manequim 36 sem esforço, anda lindamente num salto alto como se estivesse pisando em nuvens, tem rostinho angelical e cabelos de comercial de shampoo? 

Para mim, FANTÁSTICAS são todas as meninas que são felizes independentemente de se ajustarem aos padrões "globais" de beleza. Fantásticas são aquelas que estudam, trabalham, fazem estágio, pagam suas contas, lutam para ser alguém na vida e dar orgulho aos seus pais, lavam suas roupas, vivem o dia como se o mesmo tivesse 60 horas, cuidam da sua vida e batalham pra não surtar diante disso tudo.

                 

Fantástica mesmo é a sensação de não depender de ninguém para distribuir sorrisos por aí, bem como despertar sorrisos em alguém... Fantástico é ter quilinhos a mais, e se sentir bem com eles. É ter um cabelo diferente e amá-lo ainda assim. É usar tênis, sapatilha, chinelo, pé no chão, ser pé no chão, sem medo. É sair de cara limpa durante os dias da semana e deixar a maquiagem pra dar aquela variada nos fins de semana (ou esconder as olheiras decorrentes do cansaço). 

Fantástico seria se houvessem concursos de diversas outras formas: intelectuais, incentivados e motivados pela educação, pela cultura, pela música, pela arte em si, ou até mesmo pelos esportes. 
Chega de incentivar única e exclusivamente a beleza, Brasil !!!
Fantásticas são todas as meninas que moveram meio mundo para participar do concurso e provaram para todos que, quando há vontade, não há nada que possa nos impedir de sonhar. Nem todo mundo precisou ganhar um concurso de beleza pra sair por aí realizando sonhos e fazendo o bem. Que tal correr atrás de outras coisas? Vocês são lindas. Todas. Beleza acaba, e nós temos muito mais que isso pra mostrar ao mundo.

   




                               

p.s.: Tatah Fávero já tweettou e aderiu para sua vida a hashtag #NãoSouApenasUmRostinhoBonito e você?



Comentários

  1. MUITO MUITO MUITO BOM E MEGA REALISTA!CONCORDO EM GÊNERO,NÚMERO E GRAU!!!BJOS

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você!!! Escreveu muito bem e é a mais pura verdade, parabéns...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas